23/03/2025 14:13:07

Acidente
28/02/2025 22:00:00

Hamas pede intervenção internacional para garantir continuidade do cessar-fogo com Israel

Hamas pede intervenção internacional para garantir continuidade do cessar-fogo com Israel

Horas antes do fim da primeira fase da trégua, o grupo palestino Hamas fez um apelo à comunidade internacional nesta sexta-feira (28) para que pressione Israel a avançar para a próxima etapa do acordo de cessar-fogo, que reduziu significativamente os confrontos em Gaza. As negociações para essa nova fase foram retomadas no Cairo, com a participação de representantes de Israel, Catar e Estados Unidos, segundo o mediador Egito.

Em comunicado, o Hamas reafirmou seu compromisso em cumprir todas as cláusulas do cessar-fogo em suas diferentes etapas e cobrou que Israel faça o mesmo sem atrasos. “Apelamos à comunidade internacional para que pressione a ocupação sionista a entrar imediatamente na segunda fase do acordo”, declarou o grupo.

Na quinta-feira (27), enquanto as conversas aconteciam na capital egípcia, os militares israelenses reconheceram falhas graves na prevenção dos ataques do Hamas em 2023, que desencadearam o conflito. No mesmo dia, familiares e amigos se reuniram em Israel para o funeral de Tsachi Idan, um refém cujos restos mortais foram devolvidos por Gaza.

O Hamas entregou os corpos de Idan e de outros três reféns como parte do acordo de cessar-fogo, em troca da libertação de mais de 600 palestinos detidos por Israel, incluindo um prisioneiro que passou 45 anos encarcerado.

Os ataques israelenses após o dia 7 de outubro de 2023 resultaram na morte de mais de 48 mil pessoas em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde do território administrado pelo Hamas, números considerados confiáveis pela ONU. O alto número de vítimas e a ofensiva das forças israelenses levaram mais de 50 países a apoiar a ação movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, acusando Israel de genocídio.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 83
Google News