O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do pagamento de aposentadorias e pensões em março, atendendo a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida beneficiará diretamente cerca de 15 milhões de segurados e tem como objetivo evitar atrasos causados pelo feriado de Carnaval, que acontecerá no início do mês.
De acordo com o INSS, os beneficiários que originalmente receberiam seus pagamentos nos dias 10, 11 e 12 de março terão o crédito antecipado para os dias 6 e 7 do mesmo mês. A antecipação garante que todos os 40,6 milhões de segurados do INSS tenham recebido seus valores até a primeira semana de março.
A medida contempla aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem pelo órgão. No caso dos segurados que ganham um salário-mínimo, a antecipação vale para aqueles com o cartão de benefício terminando em 8, 9 e 0 (sem o dígito verificador). Para quem recebe acima do mínimo, a mudança afeta aqueles cujo cartão termina em 3 a 0.
A decisão foi tomada devido ao feriado bancário do Carnaval, que atrasaria os pagamentos previstos para 3 de março em diante. Sem a antecipação, parte dos segurados só receberia os valores referentes a fevereiro na segunda semana de março, o que poderia comprometer o planejamento financeiro dos beneficiários.