23/03/2025 14:30:11

Acidente
19/02/2025 16:30:00

Caso Kleber Malaquias: Justiça condena quatro réus por assassinato de ativista político em Rio Largo

Caso Kleber Malaquias: Justiça condena quatro réus por assassinato de ativista político em Rio Largo

Após dois dias de julgamento em Maceió, o Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados pelo assassinato do ativista político Kleber Malaquias, ocorrido em 2020, no município de Rio Largo. A decisão foi proferida na noite de terça-feira (18).

Os réus Fredson José dos Santos, Marcelo José Souza da Silva, Edinaldo Estevão de Lima e José Mário de Lima Silva receberam penas que variam de acordo com o grau de participação no crime.

  • Fredson José dos Santos: 30 anos de reclusão em regime fechado, considerada sua conduta social negativa por ser policial militar expulso por ato incompatível com a função.
  • Marcelo José Souza da Silva: 24 anos de prisão em regime fechado, com agravantes de impossibilidade de defesa da vítima e crime cometido mediante promessa de recompensa, também por ser policial militar.
  • Edinaldo Estevão de Lima: 8 anos de reclusão em regime aberto, com pena reduzida por ter participação de menor importância no crime, apesar de ser considerado traidor por conhecer o plano e não alertar a vítima.
  • José Mário de Lima Silva: 8 anos, 4 meses e 1 dia de prisão em regime semiaberto, com progressão de regime justificada pelo tempo já cumprido em prisão.

A promotora Lídia Malta Prata Lima considerou o resultado positivo para a sociedade, afirmando que a decisão chancela o trabalho do Ministério Público e demonstra que a sociedade merece estar protegida.

Durante o julgamento, foram ouvidas nove testemunhas, incluindo a mãe do ativista político, o delegado Lucimério Campos e o secretário executivo de Gestão Interna da Segurança Pública, delegado José Carlos André dos Santos.

O caso Kleber Malaquias teve grande repercussão na época do crime, e a condenação dos réus representa um passo importante na busca por justiça para o ativista político e sua família.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 83
Google News