20/03/2025 06:05:46

Atualidade
19/02/2025 12:00:00

Papa Francisco é diagnosticado com pneumonia bilateral e seu estado de saúde é considerado complexo

Vaticano divulga boletim médico atualizado sobre a saúde do pontífice

Papa Francisco é diagnosticado com pneumonia bilateral e seu estado de saúde é considerado complexo

O Papa Francisco, que está internado no hospital Policlinica Gemelli em Roma, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme comunicado divulgado pelo Vaticano nesta terça-feira (18). A pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões, é considerada mais grave que a pneumonia comum, pois compromete mais a capacidade respiratória e pode afetar outros órgãos.

Boletim médico detalha quadro clínico do Papa

O boletim médico divulgado pelo Vaticano informa que o Papa "continua a apresentar um quadro complexo". Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre revelam uma infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibióticos com cortisona, tornando o tratamento terapêutico mais complexo.

Papa Francisco permanece de bom humor

Apesar do quadro clínico complexo, o Vaticano informou que o Papa Francisco está de bom humor. O pontífice teve uma "noite pacífica" e comeu café da manhã nesta manhã.

Agenda do fim de semana cancelada

O Vaticano anunciou o cancelamento de toda a agenda de atividades do Papa para o próximo fim de semana, já que não há previsão de alta.

Histórico de problemas respiratórios

O Papa Francisco, de 88 anos, tem um histórico de problemas respiratórios. Ele não tem a parte superior do pulmão direito desde os 21 anos, quando teve uma pneumonia grave e mais três cistos no pulmão, o que significa que sua capacidade respiratória é reduzida.

Infecção respiratória e internação

No início deste mês, o Papa Francisco disse que estava com um "forte resfriado", que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite. Ele chegou a celebrar audiências em sua casa por conta da doença.

Na última semana, o Papa foi internado no hospital Gemelli, em Roma, com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. O Vaticano informou que a audiência geral da próxima quarta-feira (19) foi cancelada devido à internação do pontífice.

Mensagens de carinho e orações

O Papa Francisco agradeceu as numerosas mensagens de carinho e proximidade que tem recebido. Em particular, ele expressou sua gratidão aos que estão internados no hospital, pelo carinho e amor que expressam através de desenhos e mensagens de votos de melhoras. Ele ora por eles e pede que orem por ele.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 77
Google News