Uma pesquisa recente do Instituto AtlasIntel, divulgada neste domingo (16), revela uma queda drástica na credibilidade das Forças Armadas brasileiras. O levantamento aponta que apenas 24% dos brasileiros confiam no Exército, Marinha e Aeronáutica, enquanto 7 em cada 10 entrevistados expressam desconfiança.
Os números atuais contrastam com o maior índice de confiança recente nas Forças Armadas, registrado em abril de 2023, quando 46% dos brasileiros confiavam na instituição. Apenas três meses depois, em julho de 2023, essa taxa já havia caído para 36%.
O CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, atribui o enfraquecimento da confiança nas Forças Armadas à polarização política que marcou os últimos anos. Durante o governo de Jair Bolsonaro, a imagem dos militares foi polarizada, com apoiadores do governo demonstrando grande apreço e opositores expressando desconfiança.
Além disso, a postura discreta dos militares após a posse do presidente Lula também influenciou a percepção da direita, que antes os via como aliados. Muitos bolsonaristas passaram a criticar o comando das Forças Armadas, acusando-os de "traidores" por não terem se levantado em defesa de Bolsonaro.
A pesquisa AtlasIntel também abordou outros temas em debate no Congresso Nacional, revelando que 54% dos entrevistados apoiam o corte de gastos públicos e 51% são favoráveis à anistia aos presos de 8 de janeiro.
Ademais, a pesquisa destaca a baixa confiança no Congresso Nacional, que registrou um índice de aprovação de apenas 9%.