22/03/2025 21:26:59

Acidente
18/02/2025 14:17:00

Vaticano Cancela Compromissos do Papa Francisco, que Permanece em ‘Repouso Absoluto’

Vaticano Cancela Compromissos do Papa Francisco, que Permanece em ‘Repouso Absoluto’

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (18) o cancelamento de todos os compromissos do papa Francisco até o final da semana. O líder da Igreja Católica segue internado em um hospital de Roma, na Itália, para tratar uma infecção respiratória polimicrobiana.

De acordo com a Santa Sé, os compromissos previstos para sábado (22) foram suspensos, e a missa dominical na Basílica de São Pedro será presidida pelo Monsenhor Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Francisco, de 88 anos, está hospitalizado no Agostino Gemelli desde a última sexta-feira (14). Inicialmente internado para tratar uma bronquite, seu quadro evoluiu para uma infecção respiratória polimicrobiana. O boletim médico divulgado hoje informou que ele teve uma noite tranquila, tomou café da manhã e leu jornais. O pontífice respira sem auxílio de aparelhos, mas segue sob a recomendação de repouso absoluto.

Vale lembrar que, na juventude, Francisco precisou remover parte de um pulmão devido a uma infecção grave. Desde que assumiu o papado em 2013, enfrentou diversos problemas de saúde, sendo esta a quarta internação no hospital romano. Anteriormente, ele foi hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia no cólon, e em 2023 passou por duas internações – uma para uma laparotomia e reconstrução da parede abdominal e outra para exames médicos.

O que é uma infecção respiratória polimicrobiana?

A infectologista Carla Kobayshi, do Hospital Sírio-Libanês, explicou em entrevista à BandNews FM que esse tipo de infecção ocorre quando mais de um agente patogênico está envolvido. No caso do papa, é provável que haja uma combinação de vírus e bactérias.

Além da idade avançada, a ausência parcial de um pulmão pode agravar o quadro clínico, tornando a recuperação mais lenta. Segundo a especialista, Francisco precisará de tempo para que sua função respiratória se estabilize e ele possa receber alta.

Para evitar complicações, é essencial que o papa apresente uma melhora significativa não apenas da febre, mas também da respiração, sem necessidade de oxigênio suplementar. A previsão é que sua recuperação leve mais tempo do que o habitual.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 82
Google News