O governador de Alagoas, Paulo Dantas, nomeou o ex-prefeito de União dos Palmares, Areski Damara de Omena Freitas Júnior, como novo diretor-presidente do Instituto de Inovação Para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater). Também foi nomeado o ex-deputado estadual Davi Maia de Vasconcelos Lima para a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral).
As nomeações foram oficializadas por meio de dois decretos assinados pelo governador e publicados na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (11).
Na mesma publicação, consta a exoneração de Moisés Leandro da Silva, que ocupava o cargo de diretor-presidente da Emater e agora assume a função de superintendente de Operações Técnicas do órgão.
Areski Freitas, conhecido como Kiu Freitas, foi prefeito de União dos Palmares por dois mandatos, deixando o cargo em 2024. Em sua rede social, ele agradeceu pela nova missão: "O primeiro agradecimento é a Deus. Depois, ao governador Paulo Dantas por confiar mais essa missão a mim."
Já Davi Maia, que foi deputado estadual até 2022 e ocupou a Secretaria de Meio Ambiente de Maceió durante a gestão de Rui Palmeira, ainda não se pronunciou sobre a nomeação.
A Emater tem como principal objetivo realizar pesquisas agropecuárias, prestar assistência técnica e promover o desenvolvimento rural sustentável por meio da adaptação de tecnologias e metodologias educativas.
O Ideral, por sua vez, oferece suporte à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Alagoas, atuando no fomento ao desenvolvimento rural, apoio a pequenos e médios empresários agrícolas, estímulo à agroindústria rural e fortalecimento da produção agrícola e pesqueira no estado.