O governo da Irlanda abriu inscrições para o programa de bolsas de estudo para estudantes internacionais (GOI – IES). As bolsas são integrais e cobrem todos os custos de estudo, além de oferecer ajuda de custo para despesas de transporte, moradia e alimentação. O prazo para se inscrever termina no dia 5 de março.
Os selecionados receberão uma bolsa de € 10 mil (aproximadamente R$ 60 mil), além do pagamento integral das taxas universitárias e administrativas. No total, o governo pretende conceder até 60 bolsas.
O programa é voltado para estudantes de mestrado e doutorado de qualquer área do conhecimento. A bolsa tem duração de um ano, e os bolsistas devem iniciar seus estudos na Irlanda em setembro ou outubro de 2025.
Para concorrer à bolsa, o candidato deve primeiro obter uma oferta de matrícula em uma das universidades participantes (a lista completa está disponível no site do programa). Isso significa que a candidatura à instituição escolhida deve ser feita separadamente antes da inscrição para a bolsa.
De acordo com o edital, os candidatos ideais são aqueles que demonstram excelência acadêmica, boas habilidades de comunicação, participação em atividades extracurriculares (como trabalho humanitário, atuação política, artes ou esportes) e que conseguem apresentar argumentos consistentes sobre por que merecem a bolsa para estudar na Irlanda.
A oportunidade é uma excelente chance para brasileiros que desejam estudar no exterior com o apoio de um dos programas mais abrangentes oferecidos pelo governo irlandês.