20/03/2025 19:02:16

Acidente
12/02/2025 10:15:00

Obras de urbanização do Renasce Salgadinho transformam entorno do riacho Águas Férreas

Obras de urbanização do Renasce Salgadinho transformam entorno do riacho Águas Férreas

Com 96% de conclusão, as obras do projeto Renasce Salgadinho estão promovendo uma grande transformação na paisagem urbana de Maceió, especialmente no bairro Cruz das Almas. A urbanização e requalificação ambiental do riacho Águas Férreas já avançaram significativamente, restando apenas a instalação do guarda-corpo ao longo do curso d'água para garantir a segurança dos pedestres.

Entre as melhorias implementadas, destacam-se a construção de 500 metros de calçadas e ciclovia, proporcionando mais acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas. A modernização também inclui a instalação de iluminação em LED e uma ciclofaixa compartilhada, ampliando as opções de mobilidade na região.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, ressaltou a importância do projeto para Maceió, não apenas no tratamento e destinação correta dos esgotos, mas também na valorização urbanística da área. Segundo ele, as intervenções trarão benefícios para o turismo e o comércio local, além de oferecer espaços de convivência mais agradáveis para a população.

Um dos principais avanços do projeto foi a implantação de mais de oito mil metros de rede de esgotamento sanitário, eliminando antigas ligações clandestinas e direcionando o material para o Emissário Submarino. Essa medida contribui diretamente para a melhoria ambiental da região. Além disso, as obras incluem uma nova estação elevatória para garantir o adequado transporte do esgoto, beneficiando ainda mais os moradores locais.

O Renasce Salgadinho é considerado a maior obra ambiental já realizada em Maceió e impacta positivamente mais de 300 mil habitantes. A primeira fase do projeto, com investimentos de R$ 88 milhões, envolveu a implementação de infraestrutura essencial, como tubulações, estações elevatórias e sistemas de filtragem natural com lagoas e jardins, além da finalização dos canais de concreto dos riachos Águas Férreas e Pau D'Arco.

Na segunda etapa, está prevista a reestruturação do canal do Salgadinho com a instalação de quatro mil pré-moldados. Após essa fase, a região passará por uma renovação urbana completa, incluindo pavimentação moderna, infraestrutura cicloviária, áreas de preservação ambiental e a construção de passarelas e decks de observação.

O projeto também abrange a revitalização da praia da Avenida, com melhorias significativas na infraestrutura local. Estão previstas a renovação do calçadão, aprimoramento das instalações esportivas e um paisagismo planejado, consolidando a área como um novo ponto de referência urbana e turística para a capital alagoana.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 79
Google News