25/03/2025 21:45:35

Acidente
12/02/2025 10:00:00

Presidente iraniano critica Trump e rejeita novas sanções contra o país

Presidente iraniano critica Trump e rejeita novas sanções contra o país

Durante discurso no 46º aniversário da revolução iraniana, o presidente Masoud Pezeshkian acusou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tentar enfraquecer a República Islâmica por meio de sanções. Pezeshkian afirmou que seu país não busca guerra, mas também não cederá à pressão americana.

Trump reforça política de sanções contra o Irã

As declarações do líder iraniano foram feitas após Trump assinar um documento na última terça-feira prevendo novas sanções contra o Irã, justificando que sua estratégia visa impedir o desenvolvimento de armas nucleares no país. O ex-presidente americano reforçou que a "pressão máxima" continuará sendo aplicada para conter o programa nuclear iraniano.

Acordo nuclear de 2015 e impasses na negociação

Em seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irã e potências ocidentais, reativando sanções econômicas. O pacto original limitava o programa nuclear iraniano a fins civis em troca da suspensão de sanções. Desde a saída dos EUA do acordo, tentativas de renegociação não avançaram, enquanto Teerã insiste que seu programa nuclear tem apenas objetivos pacíficos.

Iranianos participam de celebrações da revolução de 1979

Nos últimos dias, autoridades iranianas convocaram a população para eventos comemorativos da revolução que derrubou a monarquia Pahlavi. As celebrações acontecem na capital Teerã e em outras cidades, relembrando o retorno do aiatolá Ruhollah Khomeini ao país em 1979, após anos de exílio.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 91
Google News