Acordo de cessar-fogo permitiu a quinta troca de prisioneiros entre Israel e o grupo islâmico.
Neste sábado, o Hamas libertou três reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo em vigor desde o mês passado na Faixa de Gaza. Os reféns foram entregues à Cruz Vermelha em Deir el-Balah, na região central do território.
Os libertados são Ohad Ben Ami, de 56 anos, que possui cidadania alemã e foi sequestrado do Kibbutz Beeri, junto com sua esposa, já libertada anteriormente; Eli Sharabi, 52 anos, que perdeu sua esposa e filhas no ataque do Hamas ao mesmo kibbutz; e Or Levy, 34 anos, sequestrado no festival Nova, onde sua esposa foi morta, deixando um filho de três anos.
Como em ocasiões anteriores, os reféns, visivelmente magros e abatidos, foram levados por milicianos do Hamas até um palco diante de uma multidão. Lá, fizeram declarações forçadas em apoio à trégua antes de serem entregues à Cruz Vermelha e transportados para Israel.
O governo israelense classificou as imagens como "chocantes" e reafirmou seu compromisso com a libertação de todos os reféns ainda em cativeiro.
Em contrapartida, Israel iniciou a soltura de 183 prisioneiros palestinos, incluindo 111 detidos na Faixa de Gaza após os ataques de 7 de outubro de 2023.
Os primeiros libertados chegaram a Ramallah, na Cisjordânia, onde foram recebidos por familiares e centenas de palestinos em celebração. Muitos saíram do ônibus da Cruz Vermelha usando lenços tradicionais e foram carregados nos ombros pela multidão.