20/03/2025 05:45:04

Saúde
07/02/2025 09:00:00

Mudança de hábitos pode prevenir dez tipos de câncer, afirma especialista

Mudança de hábitos pode prevenir dez tipos de câncer, afirma especialista

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados ao reduzir fatores de risco associados ao comportamento e à alimentação. O National Cancer Institute (NCI) aponta que, anualmente, são registrados 20 milhões de novos casos no mundo, resultando em 9,7 milhões de mortes. As projeções para 2040 indicam um aumento significativo, podendo atingir 29,9 milhões de casos e 15,3 milhões de óbitos anuais.

O mês de fevereiro reforça a importância da prevenção e do controle da doença, trazendo datas relevantes como o Dia Mundial de Combate ao Câncer (4), o Dia Nacional da Mamografia (5) e o Dia Mundial de Luta contra o Câncer na Infância (15).

O oncologista André Sasse, do Vera Cruz Oncologia, em Campinas (SP), destaca que um terço das mortes por câncer tem o tabagismo como principal causa externa. Além disso, 30% dos casos decorrem de má alimentação e obesidade, 5% estão relacionados ao consumo excessivo de álcool e outros 5% são causados por vírus preveníveis com vacinas.

Para reduzir o risco da doença, o especialista lista cuidados específicos para diferentes tipos de câncer:

  • Pulmão: evitar o tabagismo e o fumo passivo, além da exposição a substâncias nocivas como amianto, radônio e poluição sem proteção adequada.
  • Bexiga: não fumar, ingerir bastante água e evitar contato com produtos químicos nocivos, como substâncias presentes em tintas e borrachas.
  • Pele: usar protetor solar e evitar exposição excessiva ao sol.
  • Colo de útero: tomar a vacina contra o HPV, realizar exames preventivos (Papanicolau) e utilizar preservativo.
  • Fígado: vacinar-se contra a hepatite B, evitar o consumo excessivo de álcool e anabolizantes, além de tratar infecções hepáticas.
  • Esôfago: não fumar e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Estômago: manter uma alimentação saudável, evitando alimentos processados e ricos em sal, além de não fumar.
  • Mama: manter um peso saudável, praticar atividade física, evitar consumo excessivo de álcool e realizar exames preventivos regularmente.
  • Próstata: moderar o consumo de álcool, praticar atividades físicas, manter uma dieta equilibrada e evitar a obesidade, além de realizar exames preventivos.
  • Endométrio: adotar uma alimentação rica em nutrientes, manter um peso saudável, praticar exercícios físicos e monitorar a reposição hormonal.

A conscientização sobre esses fatores pode ser fundamental para reduzir a incidência da doença e promover uma vida mais saudável.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 77
Google News