De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados ao reduzir fatores de risco associados ao comportamento e à alimentação. O National Cancer Institute (NCI) aponta que, anualmente, são registrados 20 milhões de novos casos no mundo, resultando em 9,7 milhões de mortes. As projeções para 2040 indicam um aumento significativo, podendo atingir 29,9 milhões de casos e 15,3 milhões de óbitos anuais.
O mês de fevereiro reforça a importância da prevenção e do controle da doença, trazendo datas relevantes como o Dia Mundial de Combate ao Câncer (4), o Dia Nacional da Mamografia (5) e o Dia Mundial de Luta contra o Câncer na Infância (15).
O oncologista André Sasse, do Vera Cruz Oncologia, em Campinas (SP), destaca que um terço das mortes por câncer tem o tabagismo como principal causa externa. Além disso, 30% dos casos decorrem de má alimentação e obesidade, 5% estão relacionados ao consumo excessivo de álcool e outros 5% são causados por vírus preveníveis com vacinas.
Para reduzir o risco da doença, o especialista lista cuidados específicos para diferentes tipos de câncer:
A conscientização sobre esses fatores pode ser fundamental para reduzir a incidência da doença e promover uma vida mais saudável.