A primeira saída temporária de 2025 no Distrito Federal concedeu liberdade provisória a 1.741 presos do Complexo Penitenciário da Papuda, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e da Penitenciária Feminina do DF (PFDF). Os detentos foram liberados a partir das 7h desta quinta-feira (6/2) e devem retornar até as 10h da segunda-feira (10/2).
O benefício, regulado pela Portaria nº 01/2025 da Vara de Execuções Penais do DF (VEP/DF), contempla presos do regime semiaberto que já possuem autorização para trabalho externo ou para saídas temporárias. Aqueles que não retornarem no prazo determinado serão considerados foragidos.
Presos que possuem autorização para trabalho externo poderão retornar ao sistema prisional apenas ao final de sua jornada de trabalho.
Este ano, a VEP/DF estabeleceu um total de nove saídas temporárias, que, somadas, concederão até 35 dias fora do sistema prisional.
A população pode fornecer informações anônimas sobre os detentos pelo telefone (61) 9 9666-6000, da Polícia Penal do DF.