19/03/2025 01:01:20

Mundo
06/02/2025 13:00:00

Israel Segue os EUA e Anuncia Saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Israel Segue os EUA e Anuncia Saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirar seu país do Conselho de Direitos Humanos da ONU (CDHNU), o governo de Israel tomou a mesma decisão. O anúncio foi feito pelo chanceler israelense, Gideon Sa’ar, nesta quarta-feira (5).

Críticas ao Conselho de Direitos Humanos
Trump justificou a saída dos EUA alegando que o órgão tem um viés anti-Israel e estaria envolvido com atividades terroristas. Com isso, o financiamento norte-americano à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), principal fornecedora de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, foi suspenso.

Em publicação no X, Sa’ar elogiou a decisão dos EUA e fez duras críticas ao CDHNU. "Israel saúda a decisão do presidente Trump de não participar do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Israel se junta aos Estados Unidos e não participará do CDH da ONU", afirmou.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também criticou o órgão, acusando-o de “proteger violadores dos direitos humanos” e atacar Israel, que ele definiu como "a única democracia no Oriente Médio".

Conflito em Gaza e Acusações Contra a ONU
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, o Conselho de Direitos Humanos da ONU tem alertado sobre a atuação de Israel contra civis palestinos. No ano passado, a UNRWA foi acusada por Israel de colaborar com grupos terroristas, incluindo o Hamas.

A ONU posteriormente confirmou que encontrou evidências de que funcionários do órgão poderiam ter participado do ataque de 7 de outubro contra Israel. Essas revelações agravaram a tensão entre Israel e o Conselho, culminando na decisão de deixar o órgão.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 74
Google News