A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu 410 armas de fogo em janeiro deste ano, incluindo 84 fuzis, o maior número já registrado desde o início da série histórica em 2015. A maior parte das apreensões ocorreu na Baixada Fluminense, região marcada por disputas territoriais entre facções criminosas.
O número de fuzis apreendidos no primeiro mês de 2025 supera os 53 registrados no mesmo período de 2023. Até então, o recorde de apreensões desse tipo de armamento em um único mês havia sido registrado em agosto de 2024, quando a PM retirou 78 fuzis de circulação.
Além das apreensões realizadas pela Polícia Militar, a Polícia Federal (PF) interceptou um carregamento de armas na RJ-127, na altura de Paracambi, na última quinta-feira (30). Durante a operação, dois homens foram presos e 11 fuzis foram apreendidos. O armamento, composto por oito fuzis calibre 5.56 e três de calibre 7.62, estava sendo transportado em um carro e uma motocicleta. Segundo as investigações, o destino final seria o Complexo da Penha, território controlado pelo Comando Vermelho.
Os números refletem o esforço das forças de segurança no combate ao tráfico de armas e à criminalidade organizada no estado do Rio de Janeiro.