22/03/2025 07:32:21

Economia
01/02/2025 08:00:00

Brasil lidera ranking mundial de juros reais após alta da Selic

Brasil lidera ranking mundial de juros reais após alta da Selic

O Brasil assumiu o posto de maior taxa real de juros do mundo, segundo um levantamento do economista Jason Vieira, do site MoneYou, divulgado nesta sexta-feira (31). A posição do país no ranking reflete tanto a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a Selic em 1 ponto percentual na última quarta-feira (29), quanto a redução dos juros na Argentina, ocorrida na quinta-feira (30).

Brasil ultrapassa Argentina no ranking de juros reais

Até então, a Argentina liderava o ranking global de juros reais. Porém, com a decisão do Banco Central Argentino de cortar sua taxa em 3 pontos percentuais, os juros reais do país caíram de 9,36% para 6,14%, deixando o Brasil na liderança com 9,18%.

A alta da Selic no Brasil, que passou de 12,25% para 13,25%, consolidou essa posição. O Copom manteve a sinalização de um novo aumento de 1 ponto percentual na próxima reunião, em março, o que pode levar os juros para 14,25%.

Mercado prevê Selic a 15% até maio

De acordo com o Relatório Focus, publicado pelo Banco Central, o mercado financeiro espera que a Selic continue subindo e atinja 15% ao final do ciclo de aperto monetário, previsto para maio deste ano.

A elevação dos juros tem como objetivo controlar a inflação, mas também encarece o crédito e pode desacelerar a economia. Analistas avaliam que o Brasil manterá taxas elevadas por mais tempo, o que impacta diretamente investimentos e o crescimento econômico do país.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 82
Google News