Um estudo divulgado nesta quarta-feira (29) pela Common Sense Media revelou que adolescentes entre 13 e 18 anos estão cada vez mais desconfiados do conteúdo que consomem online. Com o avanço da inteligência artificial (IA), muitos jovens relatam dificuldades para distinguir o que é real do que é manipulado digitalmente.
O estudo também aponta uma falta de confiança dos jovens em relação às empresas de tecnologia:
A pesquisa revelou que 39% dos adolescentes que usaram IA generativa para trabalhos escolares encontraram imprecisões nas respostas fornecidas pela ferramenta. Como resultado, 73% defendem que conteúdos gerados por IA sejam claramente rotulados ou tenham marca d'água para diferenciar do conteúdo humano.
James P. Steyer, CEO da Common Sense Media, destacou a necessidade de regulamentação e transparência no uso da inteligência artificial.
“Os jovens americanos são claramente céticos em relação às empresas de tecnologia e não confiam nelas para proteger seu bem-estar ou tomar decisões éticas sobre IA. Precisamos de ações coordenadas de formuladores de políticas, educadores, pais e os próprios jovens para pressionar as big techs a criar um mundo digital que realmente proteja a juventude.”
Com o avanço da IA, o estudo reforça a importância de medidas de segurança digital, educação midiática e maior transparência na utilização de tecnologias emergentes.