A partir deste sábado (1º/2), os preços da gasolina e do diesel subirão em todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal. O reajuste ocorre devido ao aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo cobrado pelos estados e pelo DF sobre os combustíveis. A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em outubro do ano passado e começa a valer nesta semana.
A gasolina e o etanol são reajustados em uma alíquota única, já que a gasolina vendida nos postos contém uma porcentagem de etanol na mistura. Em comunicado, o Confaz afirmou que os ajustes buscam manter um sistema fiscal equilibrado, estável e transparente, adequado às variações do mercado e voltado à justiça tributária.
Mesmo com o aumento, os combustíveis no Brasil ainda são mais baratos (em dólar) do que em muitos países. Segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), o preço da gasolina no país estaria 7,5% abaixo da média global, enquanto o diesel seria 15,5% mais barato em comparação ao mercado internacional.