O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para matrícula ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Agora, os candidatos têm até o dia 3 de fevereiro para realizar o procedimento. Anteriormente, o prazo terminaria em 31 de janeiro.
O adiamento ocorreu após um atraso na divulgação da lista de aprovados. O resultado da primeira chamada regular foi disponibilizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nesta segunda-feira (27), um dia após a previsão inicial, que era para o domingo (26).
Até o momento, o MEC não divulgou as novas datas das próximas fases do processo seletivo, incluindo:
As instituições de ensino poderão utilizar a lista de espera ao longo do ano para preencher possíveis vagas não ocupadas na chamada regular.
Uma retificação do edital pode ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (28).
Nesta primeira edição do ano, o Sisu disponibilizou 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação, distribuídos entre 124 instituições públicas de ensino superior do país.
Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas de instituições públicas de ensino superior que aderem ao processo seletivo. A maioria das instituições participantes pertence à rede federal de ensino superior, incluindo universidades e institutos federais.
O programa busca democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil, selecionando estudantes com base na média das notas do Enem do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.
Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato diretamente com as instituições ou ligar para o atendimento do MEC pelo telefone 0800 61 61 61.