22/03/2025 06:57:30

Acidente
30/01/2025 00:00:00

Embaixada do Brasil é alvo de ataque na República Democrática do Congo

Embaixada do Brasil é alvo de ataque na República Democrática do Congo

A Embaixada do Brasil em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), foi alvo de ataques no domingo (28), durante manifestações contra representações diplomáticas estrangeiras. Manifestantes removeram e levaram a bandeira brasileira do prédio, mas nenhum funcionário da missão foi ferido.

O governo brasileiro expressou “grave preocupação” com os ataques e reforçou que as missões diplomáticas devem ser protegidas conforme o direito internacional. O Itamaraty afirmou confiar que o governo congolês tomará as medidas necessárias para conter a violência.

Conflito e crise humanitária

O ataque ocorre em meio ao agravamento do conflito no leste da RDC, especialmente na cidade de Goma, onde a situação humanitária tem se deteriorado. O Brasil defende o retorno ao cessar-fogo e apoia os esforços de pacificação liderados pelos processos de Luanda e Nairóbi na região dos Grandes Lagos.

O governo brasileiro também condenou os recentes ataques contra tropas da Missão da ONU para Estabilização da RDC (Monusco) e da missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SAMIRDC), que resultaram na morte de pelo menos 13 militares. Atualmente, o Brasil mantém 22 militares na Monusco e reforçou o pedido para que todas as partes garantam a segurança do pessoal da ONU.

O Ministério das Relações Exteriores recomendou que brasileiros residentes, em trânsito ou com viagem marcada para o país acompanhem as atualizações da Embaixada do Brasil em Kinshasa, evitem aglomerações e fiquem atentos à situação de segurança nas regiões onde se encontram.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 82
Google News