O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (27) a aprovação de um financiamento de R$ 2,1 bilhões para a Embraer exportar 16 aeronaves modelo E-175 à companhia aérea norte-americana Republic Airways. As entregas estão previstas para ocorrer ao longo deste ano.
A operação será realizada por meio da linha "BNDES Exim Pós-Embarque", que utiliza o modelo de Buyer Credit. Nesse formato, o exportador (Embraer), após firmar contrato com o importador (Republic Airways) para entrega futura das aeronaves, solicita o financiamento ao BNDES, que firma contrato diretamente com o comprador.
A Republic Airways opera cerca de 900 voos diários, conectando mais de 80 cidades nos Estados Unidos e Canadá. A companhia trabalha com marcas como American Eagle, Delta Connection e United Express, e já possui uma frota de mais de 200 aviões Embraer dos modelos E-170 e E-175.
Desde 1997, o BNDES tem apoiado as exportações da Embraer, financiando mais de 1.300 aeronaves da fabricante brasileira, com recursos totais de cerca de US$ 26 bilhões. Segundo o banco, essa nova operação complementará o financiamento provido pelo mercado privado, fortalecendo a competitividade da Embraer no mercado global.