18/03/2025 23:25:38

Brasil
24/01/2025 10:00:00

“Absolutamente sob controle”, diz Múcio sobre situação na fronteira com Venezuela

Tropas de Maduro realizam exercícios militares em Pacaraima, enquanto Brasil planeja sua maior operação militar do ano na região

“Absolutamente sob controle”, diz Múcio sobre situação na fronteira com Venezuela

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou à CNN que a situação na fronteira do Brasil com a Venezuela está sob controle, mesmo após a realização de exercícios militares pelo governo venezuelano na divisa com Pacaraima, em Roraima. “Absolutamente”, afirmou Múcio, ao comentar a estabilidade na região.

Na quarta-feira (22), as autoridades venezuelanas deram início à operação “Escudo Bolivariano 2025”, que envolve forças armadas, órgãos de segurança civil e Unidades de Reação Rápida (URRA), incluindo o uso de blindados. A mobilização levou ao fechamento temporário da fronteira, restringindo o tráfego de veículos e pedestres por 12 horas.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o fechamento da fronteira foi uma decisão unilateral da Venezuela. O exercício militar ocorre em um momento de crescente tensão política no país vizinho, marcado pela recente posse de Nicolás Maduro para mais um mandato presidencial.

Monitoramento contínuo da fronteira

A região está sendo monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron). “A PMRR segue acompanhando a área fronteiriça, e quaisquer atualizações serão informadas oportunamente”, informou a Polícia Militar de Roraima.

Brasil planeja operação militar na região

Em resposta ao contexto geopolítico e como parte de seu planejamento estratégico, o Brasil prepara a "Operação Atlas", o maior exercício militar previsto para 2025. O treinamento, que contará com aproximadamente 8 mil militares e grande parte do efetivo de veículos blindados e não blindados, está programado para novembro e ocorrerá próximo à fronteira com a Venezuela.

Além de melhorar a capacidade logística e de transporte das Forças Armadas em áreas de difícil acesso, o exercício será realizado no mesmo período da COP30, quando autoridades nacionais e internacionais estarão reunidas em Belém.

O treinamento deve durar cerca de 15 dias e reforçará a presença militar brasileira na região, além de aprimorar a prontidão das tropas em cenários estratégicos.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 74
Google News