O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em sua rede social nesta quarta-feira (22/01) que aplicará novas sanções e tarifas contra a Rússia, caso Vladimir Putin não encerre a guerra na Ucrânia em breve. Trump destacou que, sem um acordo de paz, "não terá outra opção" a não ser impor "altos níveis de impostos, tarifas e sanções" sobre os produtos russos exportados para os EUA e outros países aliados.
Embora o tom inicial da publicação seja conciliador, com Trump afirmando seu respeito pelo povo russo e mencionando a ajuda da Rússia aos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi enfático ao pressionar por uma resolução imediata do conflito. "Vou fazer à Rússia e ao presidente Putin um grande FAVOR. Resolva agora e PARE essa guerra ridícula. ISSO SÓ VAI PIORAR", escreveu o ex-presidente em letras maiúsculas.
Trump também afirmou que, se estivesse no poder em 2022, a guerra iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro "nunca teria acontecido". Segundo ele, o conflito pode terminar de "forma fácil ou difícil", sendo a primeira opção a melhor para todos.
No entanto, não ficou claro quais seriam as novas penalidades a serem aplicadas, uma vez que os EUA, União Europeia e outros países já implementaram sanções extensivas contra a Rússia, afetando políticos, empresários e militares, além de restringir a importação de quase todos os produtos russos, exceto fertilizantes, ração animal e maquinário em pequena escala.