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Governo
19/01/2025 00:00:00

Superintendente do Dnit é afastado durante investigação sobre desabamento de ponte

Renan Bezerra de Melo, responsável pela ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão, será afastado; outros três servidores também devem ser suspensos.


Superintendente do Dnit é afastado durante investigação sobre desabamento de ponte

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), ordenou nesta sexta-feira (17) o afastamento de Renan Bezerra de Melo Pereira, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Tocantins. Melo Pereira estava diretamente ligado à ponte que conectava os estados de Tocantins e Maranhão, desmoronada em 22 de dezembro, segundo informações do Ministério dos Transportes. A decisão foi tomada no contexto das investigações sobre o ocorrido.

O afastamento terá duração inicial de 60 dias, podendo ser estendido pelo mesmo período.

"Trata-se de um afastamento preventivo, sem prejuízo salarial ao servidor, garantindo-lhe o direito ao contraditório diferido devido à urgência da medida", destacou o despacho assinado por Renan Filho.

Durante o afastamento, o superintendente deverá permanecer à disposição do Dnit, mantendo seus dados de contato atualizados, como endereço e telefone, para possíveis convocações. Além dele, outros três servidores vinculados ao Dnit no Tocantins serão afastados, com a medida sendo oficializada ainda nesta sexta-feira, conforme informou o ministério.

Esforço nacional de inspeções
No início de janeiro, a CNN revelou que o Dnit solicitou às suas superintendências regionais a realização de uma força-tarefa para inspecionar pontes e viadutos em risco de colapso em todo o território nacional.

“O objetivo principal dessas inspeções é identificar estruturas com potencial de colapso que demandem intervenção imediata por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”, explicava um dos comunicados enviados.

Os resultados dessa força-tarefa devem ser entregues ao Dnit até o fim de fevereiro. Os relatórios precisam incluir identificação das estruturas, registros fotográficos, parecer técnico detalhado sobre os problemas encontrados, o grau de severidade, propostas de solução e alternativas de rotas em caso de interdições totais ou restrições de carga.

O Dnit informou à CNN que o envio desses documentos faz parte de uma ação contínua e preventiva da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, buscando atualizar o estado funcional das obras de arte especiais e preservar a integridade dessas estruturas em todo o país.



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