20/03/2025 19:49:35

América Latina
12/01/2025 14:00:00

Brasil Condena Prisões, Ameaças e Perseguições na Venezuela

Brasil Condena Prisões, Ameaças e Perseguições na Venezuela

Em nota divulgada neste sábado (11), o Ministério das Relações Exteriores manifestou preocupação com as denúncias de violações de direitos humanos na Venezuela, destacando episódios de prisões, ameaças e perseguições a opositores políticos do governo de Nicolás Maduro.

Preocupações e Contexto

O Itamaraty ressaltou que o cenário político no país vizinho, agravado pelas eleições presidenciais de 28 de julho do ano passado, amplifica o receio do Brasil quanto à situação dos direitos humanos na Venezuela.

Embora tenha reconhecido gestos de distensão por parte do governo Maduro, como a liberação de 1,5 mil detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas, o governo brasileiro deplorou os recentes relatos de repressão a opositores.

Compromisso com os Direitos Humanos

O comunicado sublinha que, para assegurar a plena vigência de um regime democrático, é essencial garantir os direitos de líderes da oposição, incluindo liberdade de expressão, segurança física e direito de ir e vir.

O Brasil também fez um apelo às forças políticas venezuelanas para que priorizem o diálogo e a busca por entendimento mútuo, fundamentados no respeito integral aos direitos humanos.

Exortação ao Diálogo

O Itamaraty reafirmou a necessidade de uma solução pacífica para as controvérsias internas da Venezuela, reiterando a importância de respeitar os direitos fundamentais como base para a construção de um cenário político estável e democrático.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 79
Google News