A vila de Makhnovka, situada na região de Kursk, oeste da Rússia, foi palco de intensos combates na última semana, resultando em pesadas baixas para as forças russas e norte-coreanas. Segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, cerca de 400 soldados — incluindo paraquedistas e combatentes norte-coreanos — foram mortos ou feridos em uma única operação para tentar tomar a vila. As informações são da Forbes.
O anúncio foi realizado no sábado (4) por Kiev, com base em relatórios do comandante-chefe ucraniano, general Oleksandr Syrskyi. “Nas batalhas de hoje e ontem, nas proximidades de apenas uma vila, a de Makhnovka, na região de Kursk, o exército russo perdeu até um batalhão de infantaria. Isso é algo visível”, afirmou Zelensky.
Makhnovka, localizada em uma área estratégica e contestada na linha de frente, foi alvo de ataques coordenados pelas forças russas e norte-coreanas. Registros capturados por drones e compartilhados em mídias sociais mostram os avanços das forças russas sendo repelidos por contra-ataques ucranianos, que contaram com o suporte de tanques e drones armados, marcando mais uma vitória tática da Ucrânia no conflito.