A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar as causas do acidente aéreo ocorrido nesta quinta-feira (9) em Ubatuba, São Paulo. O incidente deixou um morto, identificado como o piloto da aeronave, e feriu outras sete pessoas.
Um vídeo divulgado mostra o momento em que a aeronave de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto, localizado próximo à praia, e invadiu a faixa de areia em chamas.
Os investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com sede em São Paulo, realizarão a chamada "ação inicial". Essa etapa inclui a coleta e confirmação de dados, preservação de elementos do acidente e avaliação dos danos causados ao avião e pelo avião. Essas informações são essenciais para compreender a dinâmica do ocorrido.
Segundo a FAB, o objetivo da investigação é esclarecer os fatores que contribuíram para o acidente e prevenir futuras ocorrências similares. A conclusão do processo será feita no menor prazo possível, dependendo da complexidade do caso.