O estado de Alagoas enfrentou um preocupante índice de violência contra a mulher nas primeiras horas do ano, com 11 casos registrados entre o domingo (5) e a madrugada de segunda-feira (6) nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Casos em Maceió
- No bairro de Riacho Doce, um homem de 45 anos foi preso após ameaçar e perseguir sua ex-companheira.
- No Trapiche da Barra, um indivíduo agrediu a companheira sob efeito de álcool e entorpecentes.
- Outra ocorrência envolveu uma mulher que relatou ter sido agredida e ameaçada enquanto dirigia. O suspeito foi detido e encaminhado à Central de Flagrantes.
- Em mais um caso, um homem foi preso por agredir tanto sua ex-companheira quanto sua atual esposa.
Casos no interior
- Em Arapiraca, uma mulher denunciou o ex-companheiro por invadir sua residência e agredi-la.
- Em Palmeira dos Índios, uma mulher foi esfaqueada pelo companheiro e precisou ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Aumento preocupante
Os casos refletem a persistência da violência de gênero no estado. Em 2024, Alagoas registrou 1.036 denúncias de violência contra a mulher, um aumento de 29,99% em comparação ao ano anterior, segundo dados do Ligue 180.
Apoio e denúncia
O cenário reforça a necessidade de ações mais enérgicas no combate à violência contra a mulher, incluindo suporte às vítimas e maior rigor na punição dos agressores. Denúncias podem ser feitas por meio do Ligue 180, que oferece atendimento sigiloso e funciona 24 horas.