O prazo para que diretores preencham o Diagnóstico das Escolas foi estendido até o dia 12 de janeiro, conforme anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). A ferramenta, acessada via PDDE Interativo (Programa Dinheiro Direto na Escola), tem como objetivo apoiar a gestão escolar, auxiliando na análise da situação atual das instituições de ensino e contribuindo para um planejamento mais eficaz.
O diagnóstico é estruturado em 11 blocos e 26 temas que permitem identificar lacunas e fortalecer a gestão escolar. Ele proporciona uma visão clara dos desafios enfrentados pelas instituições e apoia decisões para melhorar a qualidade da educação.
Além de orientar os gestores escolares, os dados coletados serão utilizados pelo MEC para embasar políticas públicas e ações voltadas ao ensino básico.
Segundo Fábio Paiva, coordenador-geral de Apoio à Gestão Escolar do MEC:
Em dezembro de 2024, o MEC realizou um webinário para apresentar um guia detalhado do processo de preenchimento, destinado a diretores, coordenadores pedagógicos e responsáveis pela gestão. O conteúdo está disponível no canal oficial do MEC no YouTube.
Os diretores devem garantir que todas as informações sejam enviadas dentro do novo prazo, contribuindo para uma educação mais estruturada e inclusiva em 2025.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB).