O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou sua conta na rede social X, nesta quinta-feira (2/1), para publicar um vídeo com críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No vídeo compartilhado, Bolsonaro sugere que o PT estaria levando o Brasil a um caminho semelhante ao da Venezuela.
“Faça simples comparações e tire suas conclusões”, escreveu o ex-presidente ao divulgar o material de um comentarista de direita. O vídeo afirma que o PT contribuiu para a crise venezuelana, que resultou em um êxodo massivo da população. Segundo o narrador, o processo começou com a saída das classes mais abastadas e culminou com os mais pobres permanecendo no país.
Além disso, o vídeo atribui ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um papel fundamental no financiamento dos governos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro. O comentarista acusa o PT de utilizar recursos públicos brasileiros para apoiar campanhas e iniciativas dos governantes venezuelanos, o que teria contribuído para a crise no país vizinho.
“A prática destruiu o país. Foram 20 anos de devastação promovidos por Chávez e Maduro, com o apoio do PT, seja político, financeiro ou estratégico. E tudo isso com o nosso dinheiro, através do BNDES”, finaliza o narrador.
Essas declarações refletem a continuidade do embate político entre Bolsonaro e o atual governo, evidenciando divisões ideológicas e visões opostas sobre os rumos do Brasil.