O governo federal divulgou nesta terça-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), um decreto do Ministério da Justiça e Segurança Pública que estabelece novas diretrizes para o uso da força por policiais em todo o país. A medida tem como objetivo atualizar normas em vigor desde 2010 e implementar novas regras sobre ações policiais.
1. Uso de armas de fogo
2. Planejamento de operações
3. Capacitação obrigatória
4. Monitoramento e transparência
5. Combate à discriminação
Embora o decreto não imponha as diretrizes diretamente às Polícias Militares, Civis e Penais, que são comandadas pelos estados e pelo Distrito Federal, ele condiciona o repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional ao cumprimento das regras estabelecidas.
O decreto atualiza uma portaria de 2010 e inclui novidades como:
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, liderado por Ricardo Lewandowski, será responsável por detalhar e implementar normas complementares para regulamentar as novas diretrizes. A sociedade civil terá um papel ativo no acompanhamento e monitoramento das ações policiais por meio do Comitê Nacional.
Com a nova regulamentação, o governo busca equilibrar segurança pública com o respeito aos direitos humanos, promovendo maior controle, capacitação e transparência nas ações policiais em todo o Brasil.