A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta sexta-feira (20) a lista dos premiados. Os nomes podem ser consultados no site oficial da competição. Com recorde de escolas e municípios inscritos, a Obmep reafirmou seu papel como a maior competição científica do Brasil.
Neste ano, a Obmep contou com:
Nesta edição, serão distribuídas:
Reconhecimento especial: Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também serão premiados por seu desempenho na preparação dos alunos. A data da cerimônia de premiação será divulgada em 2025.
1. Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC):
Medalhistas nacionais serão convidados a participar do programa, que inclui aulas avançadas para aprofundar os conhecimentos matemáticos.
2. Impa Tech:
Medalhistas do nível 3 (ensino médio) podem concorrer a 100 vagas no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, oferecido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
O edital reserva 80% das vagas para medalhistas de competições como a Obmep e 20% para alunos com as melhores notas na prova de matemática do Enem.
Criada em 2005 pelo Impa, com apoio do MCTI e MEC, a Obmep tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e descobrir novos talentos. Este ano, a competição consolidou-se como um dos maiores fomentadores de conhecimento e oportunidades educacionais no Brasil.