Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, as crianças ficam mais vulneráveis a problemas de saúde, como as gastroenterites, popularmente conhecidas como diarreias. A gastropediatra Luana Freire, do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, destaca a importância de os pais e responsáveis adotarem medidas de prevenção para proteger os pequenos.
As gastroenterites podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e o calor contribui para sua proliferação. Segundo a médica, as aglomerações e a má conservação de alimentos e água durante o verão são fatores que aumentam o risco.
"As aglomerações favorecem a circulação de alguns vírus que podem causar diarreia. Além disso, alimentos e água contaminados, quando não conservados adequadamente devido ao calor, podem ser outra fonte do problema," explica Luana Freire.
A médica ainda orienta que as famílias frequentem apenas praias próprias para banho, já que a água contaminada pode causar gastroenterites.
Caso a criança apresente sintomas como diarreia, vômitos e sinais de desidratação, é fundamental procurar atendimento médico.
"Se a criança está mais molinha, urinando pouco, com a boca e os olhos secos, são sinais de desidratação, e os responsáveis devem levá-la imediatamente a uma unidade de saúde," alerta a médica.
Enquanto isso, é importante manter a hidratação com água, água de coco e sucos naturais.
Além de monitorar a qualidade da água e dos alimentos consumidos, evitar aglomerações e garantir boa higiene são medidas eficazes para reduzir os riscos.