O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou nesta quinta-feira (19) o webinário Preenchimento do Diagnóstico das Escolas 2024, com o objetivo de orientar gestores escolares sobre o envio correto das informações e garantir melhores resultados para o financiamento da educação básica. O evento, voltado a diretores, coordenadores pedagógicos e outros responsáveis, está disponível no canal do MEC no YouTube.
Segundo Fábio Paiva, coordenador-geral de Apoio à Gestão Escolar, o diagnóstico é essencial para identificar as necessidades do ensino e avaliar o desempenho das escolas. “Essa ferramenta permite reflexões importantes sobre os desafios enfrentados e auxilia na elaboração de planejamentos alinhados à realidade das instituições. Os dados fornecidos são fundamentais para que o MEC tome decisões mais assertivas e desenvolva novas políticas educacionais”, afirmou.
João César da Fonseca, coordenador-geral de Apoio às Redes Educacionais, destacou que as questões do diagnóstico abordam aspectos de gestão não incluídos no Censo Escolar, tornando imprescindível a participação de todas as redes de ensino. “Nosso objetivo é reduzir o esforço das escolas no preenchimento e oferecer informações relevantes para fortalecer a educação brasileira e assegurar a qualidade do ensino”, explicou.
Os dados do Diagnóstico das Escolas podem ser enviados até 5 de janeiro de 2025. Para participar, os diretores devem acessar o PDDE Interativo, plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e preencher as informações solicitadas. A ferramenta é organizada em temas que ajudam a identificar lacunas e apoiar o planejamento escolar.
O encontro contou com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa, que reforçou a relevância do diagnóstico para aprimorar a gestão educacional no Brasil.
Essa iniciativa busca assegurar que as escolas recebam recursos adequados e desenvolvam estratégias eficazes para superar desafios, contribuindo para a melhoria da educação básica no país.