O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), participou de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para debater as causas da falta de professores no Brasil. O encontro, realizado em 12 de dezembro, foi solicitado pela deputada e professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Segundo dados do Censo Escolar de 2022, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Brasil possui cerca de 2,3 milhões de professores atuando na educação básica (educação infantil, fundamental e ensino médio) em escolas públicas e privadas.
A coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica do MEC, Lucianna Magri, destacou que a desvalorização e o apagão docente são questões que preocupam o MEC, levando o ministério a tomar iniciativas concretas ao longo de 2023.
Entre as ações mencionadas, Lucianna ressaltou a criação de um grupo de trabalho, formado por atores da sociedade civil, universidades e associações, que discutiu a formação inicial de professores. Além disso, foi elaborado o Novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
A coordenadora pontuou alguns desafios centrais identificados:
Outro ponto relevante abordado foi a necessidade de melhoria e maior rigor na regulação dos cursos de licenciatura oferecidos na modalidade à distância. Lucianna afirmou que, embora as tecnologias sejam importantes para a formação, é essencial garantir interação e socialização na educação de professores. Ela defendeu que, pelo menos, 50% do curso deve ser presencial para assegurar uma formação mais humana e eficaz.
"A formação de professores é uma formação humana, que requer interação, socialização", concluiu Lucianna.
Além de Lucianna Magri, a audiência contou com a presença de:
A audiência destacou a importância de ações efetivas para enfrentar a escassez de professores e garantir uma educação básica de qualidade no país, com foco na valorização da carreira docente e na melhoria da formação inicial e continuada dos profissionais.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.