05/10/2025 09:19:17

Acidente
16/12/2024 04:00:00

Lula Recebe Alta Após Seis Dias de Internação e Segue em Recuperação em São Paulo

Lula Recebe Alta Após Seis Dias de Internação e Segue em Recuperação em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (15/12), após seis dias de internação devido a uma cirurgia de emergência. Lula passou por dois procedimentos para tratar uma hemorragia intracraniana causada por uma queda doméstica em outubro. Ele seguirá em São Paulo até pelo menos quinta-feira (19/12) para acompanhamento médico.

O presidente afirmou ter ficado "assustado" e "preocupado" ao descobrir o agravamento do quadro. "Achava que estava curado, mas o crescimento do líquido na cabeça me preocupou", declarou, emocionado, durante coletiva com a equipe médica.

Procedimentos e Recuperação

Lula foi internado na última terça-feira após sentir fortes dores de cabeça. Uma ressonância magnética apontou a presença de um hematoma entre o crânio e o cérebro, que precisou ser drenado. Dois dias após a primeira cirurgia, um segundo procedimento foi realizado para bloquear o fluxo sanguíneo e evitar novos hematomas. Na sexta-feira, o dreno intracraniano foi retirado.

Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o presidente está "estável, caminhando, falando normalmente" e poderá retomar suas atividades, com exceção de exercícios físicos intensos. Exames complementares, como uma tomografia, serão realizados nesta semana.

Declaração e Mensagem nas Redes

Nas redes sociais, Lula compartilhou uma mensagem otimista: "Estou firme e forte! Andando pelos corredores, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e continuar trabalhando pelo povo brasileiro."

A recuperação do presidente avança dentro do esperado, e ele deve retornar às atividades oficiais após o período de observação médica.