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Educação
15/12/2024 10:00:00

Educação em foco: uma a cada três famílias acredita que filhos não aprendem o esperado na escola


Educação em foco: uma a cada três famílias acredita que filhos não aprendem o esperado na escola

Pais e responsáveis por estudantes em escolas públicas municipais demonstram crescente preocupação com a qualidade do ensino no Brasil. De acordo com a pesquisa Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal, realizada pelo Instituto Datafolha, 36% dos responsáveis por alunos dos anos iniciais e 41% dos dos anos finais do ensino fundamental acreditam que os filhos não estão aprendendo o suficiente para a idade.

Principais preocupações

  1. Fortalecimento do ensino de matemática
    91% dos entrevistados destacaram a necessidade de reforçar o ensino de matemática, uma disciplina onde o Brasil apresenta lacunas significativas. Mais da metade dos estudantes do ensino fundamental, segundo o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), não dominam habilidades básicas na área.

  2. Ampliação de atividades extracurriculares
    Mais de 80% dos responsáveis defendem o aumento de atividades artísticas, esportivas, culturais e a inclusão de temas sobre diversidade étnico-racial nas escolas.

  3. Prevenção do abandono escolar
    Metade dos entrevistados acredita que muitos estudantes estão deixando a escola, com a preocupação sendo maior entre famílias de baixa renda (53%). Entre os responsáveis por alunos dos anos finais do ensino fundamental, 57% consideram o abandono escolar uma questão crítica.

Escolas em tempo integral

A expansão de escolas em tempo integral foi apontada como a principal ação prioritária para os próximos gestores municipais, mencionada por 30% dos entrevistados. Este modelo, que prevê jornadas de pelo menos 7 horas diárias, permite reforço em disciplinas como matemática e promove habilidades artísticas e esportivas.

O governo federal já iniciou o Programa Educação em Tempo Integral, que visa criar 3,2 milhões de matrículas até 2026, com repasse de recursos e assistência técnica a estados e municípios.

Infraestrutura e valorização dos professores

Entre outras prioridades, as famílias destacaram:

  • Infraestrutura escolar: Uma demanda mais frequente no Norte (23%) e Nordeste (26%), com menor relevância no Sudeste (12%).
  • Valorização docente: 86% dos entrevistados defendem a qualificação, formação e melhores condições de trabalho para os professores.

A pesquisa ainda revelou que 70% das famílias percebem que os filhos se sentem acolhidos pelos docentes, reforçando a importância desses profissionais na garantia da aprendizagem.

Investir em educação é investir no futuro

Para Natália Fregonesi, do Todos Pela Educação, os dados refletem um pedido claro da sociedade: priorizar a educação no Brasil. “Essa percepção dos pais é uma sinalização importante para prefeitos e governadores. É necessário investir em infraestrutura, qualificação docente e políticas que promovam o aprendizado”, afirmou.



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