Pais e responsáveis por estudantes em escolas públicas municipais demonstram crescente preocupação com a qualidade do ensino no Brasil. De acordo com a pesquisa Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal, realizada pelo Instituto Datafolha, 36% dos responsáveis por alunos dos anos iniciais e 41% dos dos anos finais do ensino fundamental acreditam que os filhos não estão aprendendo o suficiente para a idade.
Fortalecimento do ensino de matemática
91% dos entrevistados destacaram a necessidade de reforçar o ensino de matemática, uma disciplina onde o Brasil apresenta lacunas significativas. Mais da metade dos estudantes do ensino fundamental, segundo o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), não dominam habilidades básicas na área.
Ampliação de atividades extracurriculares
Mais de 80% dos responsáveis defendem o aumento de atividades artísticas, esportivas, culturais e a inclusão de temas sobre diversidade étnico-racial nas escolas.
Prevenção do abandono escolar
Metade dos entrevistados acredita que muitos estudantes estão deixando a escola, com a preocupação sendo maior entre famílias de baixa renda (53%). Entre os responsáveis por alunos dos anos finais do ensino fundamental, 57% consideram o abandono escolar uma questão crítica.
A expansão de escolas em tempo integral foi apontada como a principal ação prioritária para os próximos gestores municipais, mencionada por 30% dos entrevistados. Este modelo, que prevê jornadas de pelo menos 7 horas diárias, permite reforço em disciplinas como matemática e promove habilidades artísticas e esportivas.
O governo federal já iniciou o Programa Educação em Tempo Integral, que visa criar 3,2 milhões de matrículas até 2026, com repasse de recursos e assistência técnica a estados e municípios.
Entre outras prioridades, as famílias destacaram:
A pesquisa ainda revelou que 70% das famílias percebem que os filhos se sentem acolhidos pelos docentes, reforçando a importância desses profissionais na garantia da aprendizagem.
Para Natália Fregonesi, do Todos Pela Educação, os dados refletem um pedido claro da sociedade: priorizar a educação no Brasil. “Essa percepção dos pais é uma sinalização importante para prefeitos e governadores. É necessário investir em infraestrutura, qualificação docente e políticas que promovam o aprendizado”, afirmou.