Fontes ligadas ao Palácio do Planalto revelam que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está sendo cogitado internamente para substituir Nísia Trindade no Ministério da Saúde, como parte da reforma ministerial que o presidente Lula planeja para o próximo ano.
Conforme relatos, um importante auxiliar do governo afirmou que Lira se tornou uma opção após tentativas frustradas de indicar pessoas de sua confiança para comandar a pasta.
O Progressistas (PP), um dos principais partidos do Centrão, tem uma longa tradição de reivindicar o Ministério da Saúde, devido, entre outros fatores, ao grande orçamento da pasta. Como as indicações anteriores não prosperaram, o nome de Lira começou a ganhar força nas especulações.
No início de dezembro, o portal PlatôBR destacou que Arthur Lira havia confidenciado a aliados que não deseja assumir o cargo de ministro. Ele teme ficar vulnerável às críticas de adversários dentro do PT, além da instabilidade de ocupar um posto de onde pode ser removido a qualquer momento.
Para analistas políticos, a entrada de Lira no ministério pode ser estratégica para o governo, pois ampliaria sua base de apoio no Congresso. Lira exerce forte influência não apenas em seu partido, mas também em outras bancadas do Centrão, o que poderia facilitar a aprovação de pautas importantes para o Planalto.
Ainda assim, permanece a dúvida: será que Arthur Lira aceitará trocar a presidência da Câmara pelo comando do Ministério da Saúde?