O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (13) a situação de emergência nas cidades de Maravilha e Olho D'Água do Casado, no Sertão de Alagoas, devido à estiagem.
Além das cidades alagoanas, outras 25 localidades em diferentes estados brasileiros foram reconhecidas por enfrentarem desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Os municípios afetados pela estiagem incluem:
Outras cidades enfrentam a seca, que é caracterizada por um período mais prolongado de ausência de chuvas:
Além da seca e estiagem, outras localidades foram reconhecidas por situações de emergência relacionadas a chuvas intensas e outros desastres naturais:
Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar recursos ao Governo Federal para ações de defesa civil por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O processo inclui o envio de planos de trabalho, avaliação técnica pela Defesa Civil Nacional e, com a aprovação, a publicação de uma portaria com os valores liberados.
A Defesa Civil Nacional também oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, promovendo a qualificação das equipes responsáveis por ações de proteção e defesa civil.