A Ucrânia informou neste sábado (14) que realizou um ataque bem-sucedido contra um terminal de petróleo na região de Oryol, no oeste da Rússia, considerado "um dos maiores terminais de produtos petrolíferos" do país. O alvo, segundo o Estado-Maior ucraniano, seria parte de um complexo militar-industrial que abastece as forças armadas russas.
O ataque, conduzido na noite de sexta-feira por forças de operações especiais e unidades do Exército ucraniano, causou um grande incêndio na área. Imagens divulgadas pela mídia russa mostram colunas de fumaça subindo no céu noturno.
O terminal atingido está localizado a cerca de 250 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, próximo à região de Kursk, onde tropas ucranianas estão conduzindo operações militares. De acordo com o governador de Oryol, o ataque foi realizado com drones e provocou incêndios significativos em uma instalação de armazenamento de combustível.
Enquanto isso, na região russa de Belgorod, também próxima à fronteira, um ataque de drone matou um menino de 9 anos e feriu sua mãe e irmã. O governador Vyacheslav Gladkov compartilhou imagens da casa da família, que sofreu graves danos estruturais.
A Ucrânia tem intensificado ataques contra infraestrutura militar e energética na Rússia, em resposta aos bombardeios russos em território ucraniano. Segundo o Estado-Maior ucraniano, a Rússia lançou 132 drones contra a Ucrânia na última madrugada, mas 130 foram interceptados ou falharam. Por outro lado, militares russos afirmam ter derrubado 60 drones.