16/02/2025 08:33:48

Educação
14/12/2024 10:00:00

Restrição ao uso de celulares em sala de aula é aprovada em Brasília pela CCJ


Restrição ao uso de celulares em sala de aula é aprovada em Brasília pela CCJ

A restrição ao uso de celulares em sala de aula, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e em discussão no Senado Federal, conta com o apoio de especialistas em educação. A medida já foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e é vista como uma oportunidade para melhorar a interação social e a relação entre professores e alunos, além de minimizar os impactos negativos da tecnologia.

O desafio do uso consciente da tecnologia

Para Sandhra Cabral, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e integrante do portal Educar para Ser Grande, a proibição é necessária porque crianças e adultos, no Brasil, ainda não são ensinados a usar a internet de forma consciente. Ela aponta que o uso excessivo de celulares gera prejuízos como perda de foco, distração e problemas de cognição.

No entanto, Sandhra alerta que a transição para o novo modelo exigirá adaptação. “As crianças, acostumadas a usar o celular constantemente, podem sentir ansiedade no início da implementação da medida”, explica.

Adaptação pedagógica

A professora destaca a importância de atividades interativas que envolvam os estudantes e evitem a monotonia nas aulas. Ela sugere que as escolas incluam educação midiática no currículo, como orienta a lei federal de 1º de janeiro de 2023. Essa abordagem ajudaria os alunos a entenderem os riscos da internet, combaterem fake news e desenvolverem habilidades críticas, como diferenciar fatos de opiniões.

Ainda assim, Sandhra considera positiva a flexibilização do uso do celular para fins pedagógicos, pois isso ajudará a diminuir a ansiedade dos alunos enquanto ensina que é possível utilizar a tecnologia de maneira equilibrada e produtiva.

O impacto na interação social

Andreia Schmidt, pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também apoia a proibição. Para ela, a escola pode se tornar um ambiente onde crianças e adolescentes fiquem longe das telas e aprendam a interagir no mundo real.

Segundo Andreia, a interação social é essencial para o desenvolvimento emocional, ajudando os jovens a lidar com diferenças e a se prepararem para as demandas do mundo. “A lei cria uma oportunidade para que crianças e adolescentes se conectem com o mundo real, tanto nas tarefas escolares quanto nas relações sociais”, concluiu.

 



Enquete
De 0 a 05 opine sobre a famosa 'Faixa Verde' que proibe o estacionamento na Avenida Silvio Viana em Maceió
Total de votos: 19
Google News