05/10/2025 09:26:14

Geral
13/12/2024 16:00:00

Carrefour anuncia demissão de mais de 2 mil colaboradores no Brasil

Carrefour anuncia demissão de mais de 2 mil colaboradores no Brasil

O Carrefour anunciou o desligamento de mais de 2 mil funcionários no Brasil, o que equivale a aproximadamente 1,7% do total de seu quadro de colaboradores, atualmente composto por mais de 130 mil trabalhadores efetivos. De acordo com a empresa, as demissões, que envolvem profissionais contratados diretamente, não estão relacionadas a uma crise interna.

Questionado pela CNN sobre o motivo dos cortes, o Carrefour informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que esse tipo de movimentação é comum no setor varejista nesta época do ano e também ocorre em outras empresas do segmento.

Alta rotatividade no setor de varejo
A companhia destacou que o varejo é caracterizado por uma alta rotatividade, e processos de contratação e desligamento fazem parte da rotina do mercado, sem impacto nas operações ou no atendimento ao cliente. Em outubro, a empresa abriu 6 mil vagas em um processo seletivo e atualmente conta com muitos funcionários temporários para atender à demanda do final de ano.

Venda de lojas como parte de estratégia de desinvestimento
No início de dezembro, o Carrefour anunciou a venda de oito lojas da bandeira Nacional em Curitiba, como parte de uma estratégia para arrecadar R$ 400 milhões em desinvestimentos. A empresa pretende vender todas as 64 unidades das marcas Nacional e Bompreço até o primeiro semestre de 2025. Até agora, sete lojas Bompreço e oito do Nacional já foram comercializadas.