05/10/2025 05:35:13

Guerra
06/12/2024 00:00:00

Rebeldes sírios entram em Hama e Exército perde controle de cidade estratégica

Depois de tomar Aleppo na semana passada, os rebeldes entraram em vários bairros da cidade de Hama

Rebeldes sírios entram em Hama e Exército perde controle de cidade estratégica

Rebeldes sírios liderados por islamistas radicais entraram, nesta quinta-feira (5),  na cidade estratégica de Hama, no centro da Síria, após confrontos com o exército do presidente Bashar al Assad, que reconheceu sua derrota.

Hama está situada no eixo que leva a Homs, no centro, e à capital Damasco , que são hoje as duas únicas grandes cidades nas mãos de Assad , cada vez mais enfraquecido pela ofensiva relâmpago dos insurgentes lançada do norte.

Em uma semana, os rebeldes liderados pelos radicais islamistas do Hayat Tahrir al Sham (HTS) tomaram a maior parte de Aleppo, a segunda cidade do país, e continuaram seu avanço em direção a Hama, mais a sul.

Depois de tomar Aleppo na semana passada, os rebeldes "entraram em vários bairros da cidade de Hama, onde travaram combates com as forças do regime", disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

"Nossas forças entraram na prisão central de Hama e libertaram centenas de prisioneiros detidos injustamente", anunciou Hasan Abdel Ghani, líder militar da coligação rebelde, em um canal do Telegram.

O Exército sírio reconheceu em um comunicado que havia perdido o controle de Hama.