Durante a operação da Polícia Federal, realizada nesta quinta-feira (5), foram apreendidos notebooks, smartphones, documentos, relógios de luxo e três veículos, com um valor total superior a R$ 500 mil. A ação, batizada de Cartões Gêmeos, resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, sendo um em Arapiraca e outro em Girau do Ponciano. O prejuízo total estimado com as fraudes é de aproximadamente R$ 620 mil.
Segundo a PF, a investigação, realizada em colaboração com a FEBRABAN, utilizou a base nacional de fraudes bancárias eletrônicas para identificar mais de 270 contas da Caixa que foram alvo de saques indevidos por meio de clonagem de cartões e outras fraudes entre 2015 e 2017.
Após análise dos dados, dois indivíduos residentes em Alagoas foram identificados como suspeitos de cometer os crimes. Um dos investigados já possui antecedentes criminais, incluindo uma prisão em 2015 por estelionato e envolvimento com tráfico de drogas e armas.
Além da subtração dos valores, foi constatado que os criminosos utilizaram contas de terceiros, conhecidos como "laranjas", para disfarçar a origem dos recursos ilícitos, o que pode configurar o crime de lavagem de dinheiro.
Os suspeitos enfrentam acusações de furto qualificado e lavagem de dinheiro, com penas que podem somar até 18 anos de prisão.