15/01/2025 02:31:05

Geral
04/12/2024 15:50:00

Fiscalização Ambiental Resgata Quase 500 Animais Silvestres na Bacia do Rio São Francisco em Ação Integrada


 Fiscalização Ambiental Resgata Quase 500 Animais Silvestres na Bacia do Rio São Francisco em Ação Integrada

Um esforço coordenado pela equipe de fauna do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas resultou em um significativo resgate de vida silvestre na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Durante as operações do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), aproximadamente 500 animais foram resgatados de condições inadequadas em vários municípios alagoanos. Este programa, que visa proteger espécies nativas, dá atenção especial àquelas ameaçadas de extinção.

Rafael Cordeiro, veterinário e assessor técnico do IMA, destacou a importância de legalizar a posse de animais silvestres. Ele chamou a atenção para o fato de que animais sem documentação oficial, como marcação ou nota fiscal, são considerados ilegais e suscetíveis a apreensões. “A equipe de fauna da FPI desempenhou um papel crucial ao resgatar animais ilegalmente mantidos e devolvê-los à natureza”, ressaltou Cordeiro, sublinhando a relevância deste trabalho para o equilíbrio ambiental.

Durante a operação, foram principalmente resgatadas aves, seguidas por mamíferos e répteis. Um dos destaques do resgate foi um Macaco-prego-galego, espécie ameaçada e exclusivamente brasileira, que foi transferido para o Cetas de Maceió. Esta ação continua a ser apoiada pelo Ministério Público de Alagoas, de acordo com o promotor Alberto Fonseca, que também colabora na elaboração do Plano de Ação Estadual para Conservação da espécie.

A ação não só buscava retirar os animais de cativeiros, mas também reintegrá-los aos seus habitats naturais quando possível. Dos animais resgatados, 254 foram devolvidos ao bioma Caatinga, 157 à Mata Atlântica e 54 foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Maceió. As operações resultaram na emissão de 65 autos de infração, somando multas no valor de R$ 203.500.

O Programa de Fiscalização Preventiva Integrada é um testemunho do compromisso das autoridades com a conservação dos ricos biomas de Alagoas. Além do IMA, o programa conta com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto SOS Caatinga, do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público de Alagoas (MPAL). Este esforço conjunto visa garantir que animais silvestres possam retornar ao ambiente natural, preservando a biodiversidade do estado.
 
 


Enquete
De 0 a 05 opine sobre a famosa 'Faixa Verde' que proibe o estacionamento na Avenida Silvio Viana em Maceió
Total de votos: 6
Google News