O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) — vai promover, nos dias 2 e 3 dezembro, das 9h às 18h (horário de Brasília), um encontro com dirigentes e representantes das redes de ensino de todo o país que participam do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. A abertura contará com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Já as demais atividades ocorrerão no auditório do Edifício-Anexo do MEC.
Na oportunidade, a União, os estados e os municípios poderão fortalecer o regime de colaboração na educação. Serão promovidas reflexões, formações e trocas de experiências essenciais para a superação das defasagens educacionais. O objetivo é ampliar a qualidade social da educação, reafirmar o compromisso com a inclusão e construir políticas que impactem positivamente a vida de milhões de estudantes brasileiros.
Programação – No primeiro dia do encontro, serão realizadas a abertura institucional e mesas de debate, sendo elas:
Já no segundo dia, serão apresentados guias e planos de ação, além de uma oficina de planejamento das ações para 2025.
Pacto – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O pacto?oferece?apoio técnico e financeiro?para estados e municípios implementarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica, por meio da estratégia de recomposição das aprendizagens dos estudantes dessa etapa de ensino.?
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB