O Encontro Nacional de Educação em Direitos Humanos: Diversidade e Equidade nas Políticas Educacionais ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro, em Recife (PE). O evento tem participação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os atores da educação, a iniciativa promove a formulação de políticas públicas e contribui para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil.
“Direitos humanos são bens que não podem ser retirados de ninguém, independentemente de qualquer coisa”, disse a secretária da Secadi, Zara Figueiredo, durante a mesa de abertura. “São exemplos disso a saúde, a liberdade individual, a educação, a cultura e a identidade. Esses bens são fundamentais porque garantem não só a sobrevivência física dos indivíduos, mas também a existência espiritual e psíquica.”
O encontro é realizado em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e trará, além da conferência de abertura, diversas mesas-redondas. Seus temas serão relacionados à educação em direitos humanos na educação básica e superior, ao papel da escola no enfrentamento às violações desses direitos e ao impacto das mídias sociais na promoção da democracia.
Realizado no Campus Gilberto Freyre da Fundaj, o evento prevê, ainda, visitas aos equipamentos culturais da Fundaj e reuniões para articulação de ações nas esferas estadual e federal. Encerrando o encontro, representantes das instituições organizadoras e autoridades discutirão os próximos passos para o fortalecimento das políticas educacionais em direitos humanos.
A programação completa está disponível no site da fundação e é destinada a gestores públicos, educadores, pesquisadores, estudantes e representantes de organizações da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi e da Fundaj