O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional anunciou, nesta terça-feira (26), que irá retomar a Operação Carro-Pipa, a qual tinha sido suspensa por falta de verbas. O valor de R$ 38.096.775 foi repassado para o Exército Brasileiro continuar os trabalhos.
Com isso, o fornecimento de água potável às comunidades afetadas pela seca será restabelecido, garantindo o atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de nordestinos. Em Alagoas, são 31 municípios abarcados, com uma população estimada de 135 mil pessoas.
O Exército informou que a Operação Carro-Pipa estaria temporariamente suspensa devido à falta de repasse de recursos financeiros por parte do Governo Federal, a partir desta semana. Dessa forma, houve pressão para que a gestão de Lula (PT) liberasse as verbas, o que foi feito.
Hoje, 27 cidades do Sertão de Alagoas estão com decreto de situação de emergência por estiagem, conforme monitor de seca da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Todas elas dependem diretamente desse abastecimento que é feito através do Exército.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, já ia oficializar o coordenador da bancada do estado, deputado federal Paulão (PT), com cópia para todos os senadores e deputados, sobre um apelo para que o presidente Lula revesse essa decisão e mantivesse os recursos.
No entanto, como já foi cancelada a suspensão do abastecimento, não se faz mais necessária a atuação dos parlamentares de Alagoas no caso.