O projeto Capacita em Rede – fomentado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – já qualificou 3.698 pessoas, em 277 cursos de qualificação profissional, no período de maio a novembro de 2024. O número foi apresentado nesta quinta-feira, 21 de novembro, em reunião na sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), parceira na iniciativa.
O encontro contou com a presença do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; do arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler; do reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Barbosa; do deputado federal Odair Cunha; dentro outros convidados
A iniciativa tem como meta capacitar, até 2025, 19 mil profissionais, com um investimento de R$ 5 milhões. Os cursos com carga horária de 50 horas estão sendo ofertados em parceria com a CNBB, contemplando até o momento 138 paróquias em 100 municípios de 12 estados.
Capilaridade — Os cursos mais procurados do projeto são: Cuidador de idoso, Introdução ao marketing digital, Produção de alimentos doces e salgados, Assistente administrativo, Manicure e pedicure, Maquiagem, Costureira básico, Eletricista predial baixa tensão, Cuidador infantil e Informática.
A CNBB, com seus regionais e igrejas participam do projeto com a capilaridade na mobilização das pessoas, identificação das necessidades profissionais locais, ambiente comunitário/paroquial para a realização dos cursos e estrutura de matrículas. Já o IFSULDEMINAS coordena a contratação dos professores, materiais didáticos e certificação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec