O homem responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13) que morreu próximo ao prédio do Supremo Tribunal Federal, era Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos e natural de Santa Catarina, conforme apurou o Correio Braziliense.
Apelidado de Tiu França, ele foi candidato pelo Partido Liberal (PL) ao cargo de vereador do município de Rio do Sul (SC).
De acordo com testemunhas ouvidas pelo Correio Braziliense, Francisco morreu após arremessar explosivos na estátua da Justiça, que fica em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele teria jogado duas bombas no local, mas foi atingido por uma delas.
Duas explosões ocorreram na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13), sendo uma em frente da sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e a outra no estacionamento da Câmara dos Deputados, em Brasília. Uma pessoa morreu, ainda não foi confirmada o que causou a morte. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e a Polícia Militar isolaram o local.
Os ministro e demais pessoas que estavam na Suprema Corte foram retirados do local. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estava no Palácio do Planalto no momento da explosão, ele havia deixado o local no início da tarde para o Palácio do Alvorada.